poeminhas p/matar o tempo e distrair dor de dente.: LANÇAMETO PÃO E POESIA - 1º PRÊMIO PONTOS DE MÍDIA LIVRE

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

LANÇAMETO PÃO E POESIA - 1º PRÊMIO PONTOS DE MÍDIA LIVRE

Pão e Poesia: lançamento da 2ª edição acontece no Verão Arte Contemporânea
Impressos em embalagens para pão, a iniciativa literária traz poemas de Adriana Versiani, Alice Ruíz, Arnaldo Antunes, José Ouverney, Marcelo Dolabela, Paulo Franchetti, Paulo Urban, Sebastião Nunes e Wilmar Silva.
No próximo dia 10 de fevereiro (quarta-feira), de 10h às 12h, no Teatro João Ceschiatti, em Belo Horizonte, acontecerá o lançamento da segunda edição do “Pão e Poesia – em qualquer esquina, em qualquer padaria”. A iniciativa literária se apropria da embalagem utilizada por padarias para divulgar a poesia e obras de artistas plásticos ao público. Ao unir o útil ao agradável, o projeto associa a necessidade de atender a fome de pão dos consumidores ao prazer destes em poderem saciar a “fome de beleza”, a partir do alimento poético. Afinal, como bem diz a canção do grupo Titãs, "a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte". No embalo do pão, poesia. E vice-versa.
Intitulado Verão Poetas: Ilimites ao Léu, o evento integra o Verão Arte Contemporânea 2010 (http://www.veraoarte.com.br/), que incluiu, pela primeira vez, a Literatura em sua programação. Na data, o público poderá participar de um bate-papo com os poetas Diovvani Mendonça – idealizador do projeto -, Dioli, Fabrício Marques, Leonardo de Magalhaes e Luiz Edmundo Alves. O encontro terá como mediador o jornalista, poeta e doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcos Fabrício.
Vindos de vários estados brasileiros, e de Portugal, foram inscritos 1200 poemas nas categorias Haicai, Trova, Soneto e Verso Livre. “Gostaria de apertar a mão de cada um dos participantes. Não tive, ainda, o prazer de conhecer a maioria dos escritores e seria muito bom entregar a eles, pessoalmente, as embalagens com suas respectivas obras”, finaliza Diovvani. Para marcar o lançamento, os livros e CD’s vendidos durante os três dias do Verão Poesia serão embrulhados com as embalagens.
Os saquinhos de papel trazem obras de artistas plásticos e de poetas, como: Adriana Versiani; Alice Ruiz; Arnaldo Antunes; Fabrício Marques; José Ouverney; Marcos Fabrício; Marcelo Dolabela; Paulo Franchetti; Paulo Urban; Sebastião Nunes e Wilmar Silva, entre outros (ver relação abaixo). Soma-se aos trabalhos dos 32 poetas/artistas plásticos convidados e homenageados, 108 textos selecionados por meio de inscrição via internet. Os desenhos usados como marca d’água nos versos das embalagens são da artista plástica Iara Abreu.
Em sintonia com as causas ambientais, as 120 mil embalagens foram impressas no conceito Carbo-Neutro, neutralizando assim as possíveis emissões de gases de efeito estufa (GEE). As mesmas serão doadas, preferencialmente, às padarias das periferias da Capital e das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Realizado em parceria com o Instituto Aprender Profissionalizar (ONG), o projeto foi viabilizado pelo Ministério da Cultura (MINC) após ser o grande vencedor, na categoria local/estadual, do 1º Prêmio Pontos de Mídia Livre do Programa Cultura Viva do referido órgão.
Poetas homenageados: José Ouverney, Paulo Franchetti, Paulo Urban e Sebastião Nunes.

Artistas plásticos homeageados: Eduardo Vilela, Gilberto de Abreu, Guido Boletti e Jair Leal.

Poetas convidados: Adriana Versiani; Alan Rodrigues de Carvalho; Alberto Murata; Alice Ruiz; Arnaldo Antunes; Clevane Pessoa; Chris Herrmann; Conceição Parreiras Abritta; Christiano Sotero; José Fabiano; Fabrício Marques; Gustavo Felicíssimo; Leonardo de Magalhaes; Luiz Carlos Abritta; Marcelo Dolabela; Marcos Fabrício; Ronaldo Werneck; Maria Lúcia de Godoy Pereira; Oswaldo Soares da Cunha; Tânia Diniz; Teruko Oda; Thereza da Costa Val e Wilmar Silva.

Somam-se nesta edição, 108 textos selecionados por meio de inscrição via internet.
PROMOÇÃO ESPECIAL
Em parceria com o Projeto Pão e Poesia, o blog Café com Notícias vai sortear três coleções completas desta iniciativa para os leitores do blog e duas coleções completas para quem segue o @cafecnoticias no Twitter. Trata-se de um brinde inédito para os leitores do blog, pois o conjunto de poesias impressas nos saquinhos de pão é difícil de conseguir por serem distribuídos em várias padarias que recebem as embalagens com determinado poema. São poesias de vários autores do Brasil e Portugal.
Para participar da promoção, basta escrever na folha de comentários: "EU QUERO GANHAR PÃO E POESIA". Em seguida, escreva seu nome completo, idade e cidade onde mora. Quem não quiser preencher os dados requeridos nos comentários, pode enviá-los para o e-mail: wander.veroni@gmail.com - participe aqui


2 Comments:

Blogger Efigênia Coutinho said...

Diovvani

A convite da nossa querida Poetisa Clevane Lopes, aqui vim correndo, pois ao ler sobre seus eventos, percebi que você DIOVVANI, é um MUNDO DENTRO DO MUNDO, e tudo que a Clevane , recomenda, é para seguir qual uma procissão de verdade, pois sabemos que a ladainha vai ser um SUCESSO ao mundo Literário, rendo a sua pessoa, ao seu trabalho,
Efigênia Coutinho

terça-feira, fevereiro 09, 2010 10:03:00 PM  
Blogger Flora Dutra said...

Nossa que projeto
sim, vou te add no blog
té mais

quinta-feira, março 25, 2010 9:17:00 PM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home