poeminhas p/matar o tempo e distrair dor de dente.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Postagem ao som da música Mar de Primavera – Octávio Roggiero Neto [OuçAquiÓ] - Arte de John Piper
EX-BANGUELA, DE DENTADURA NOVA
Eu sou
uma cria,
que quase
ninguém, atura.
De dentadura-nova, então...
Tô-que-tô; impossível! Descobri, a coberta da cura:
tirei o véu da casca e fiz reméDio, du-bão - nenhum veneno me aniquila .
Nem mesmo, flechadas pelas costas me derruba-elimina.
Não caio! Desarmo o inimigo, antes do disparo e tranqüilo, sigo; minhas próprias setas...> Valha-me: são Sebastião e minha sábia-santa Catarina!!!
Tenho, em graça-estado: bruto, liquido e gozozo
no “loop”, do fundo-raso, do raso-fundo...
Trafego pelas ruas, maravilhado com a vida! Cheio de dentes...
Mordo, falsos-inocentes
e perVôo, o horizonte de novos sonhos, de asas dadas com assumidos pecadores.
Sou disTraído, mas também alerta.
Ouça o som, do atabaque [...]
Não gosto de e-mails e meias-palavras, com chulé - prefiro, tudo inteiro. Por isso, sorrio-todo-contente
lendo o lábio, de tudo que é mudo
e que é mundo - mineral, vegetal, animal e seres do invisível...
Nado, de braçada
no que é imundo e quer parecer - joia-rara
e ainda faço borbulhas, d´calor.
Sou tubarão e sou peixinho,
depende do beição ou do beicinho
que me oferecem para o beijo.
Não me capturam com arpões,
anzóis, espinhos ou agulhas.
Por isso, reafirmo; mais uma vez -
Eu sou
uma cria,
que quase
ninguém, atadura.
...
Janaina Calaça, fez uma postagem belíssima no Árvore dos Poemas - vale conferir, a pena-certeira da poeta Sophia de Mello Breyner.
...
IMPORTANTE: se você é contra a CPMF, assine aqui ó http://www.soucontracpmf.com.br/ - eu, particularmente sou totalmente a favor, da criação da CBMF - Contribuição dos Banqueiros sobre Movimentação Financeira. Será, que existe algum político no Brasil (... ) sem nenhum fiapo de rabo preso nas engrenagens do sistema financeiro, que toparia apresentar essa idéia no congresso? - cobro nadica, da idéia não, viu? Nobres senhores... Os banqueiros, sim, realmente ganham dinheiro no Brasil, que é uma verdadeira senzala a céu aberto, onde o povo é estuprado, com a permissão de leis, muito bem confeccionadas e com válvulas de escape, pra todo canto, pela turma corruPTa e sem um pinga - digo pingo, (rsrs) de vergonha na cara.

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

eu tbm sou cria que ninguém atura... doente então.. ninguém mesmo.

beijo

quarta-feira, setembro 05, 2007 6:28:00 PM  
Blogger Luzzsh said...

Dio,

Retorno à poesia. Quanta novidade por estas bandas! Demoro um pouco para pôr a leitura daqui em dia. Mas pelo prazer, o faço.

Beijos.

quarta-feira, setembro 05, 2007 9:55:00 PM  
Blogger Clóvis Struchel said...

Maravilha de poema, voraz e certeiro.
"eu quero que este canto torto, feito faca, corte a carne de vocês..."


E maravilha de projeto também, algo como o sonho utópico de que todos os jornais amanheçam com um "Bom dia" imprimido em letras garrafais em suas primeiras páginas. Senti esta sensação. Bonita mesmo a iniciativa.



Abraçoazul.

quinta-feira, setembro 06, 2007 5:19:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu sou só sangria. doente sem dente ou dentadura.
o olhar de cada parente, é uma seta que me fura...afff que feiura!

Desculpe a piração...não resisti ao repente.
belo texto. bela iniciativa a do pãopoema.
Saudações.

quinta-feira, setembro 06, 2007 6:37:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

ser poeta
ser poeta
é escrever
palavras com cheiro
e nos livros
guardar alma

ser poeta
é chorar sorrindo

sexta-feira, setembro 07, 2007 9:37:00 AM  
Blogger octavio roggiero neto said...

ser poeta... ler os lábios do indisível e caminhar por aí, maravilhado coa vida, com todas suas alegrias, tristezas e outros descompassos. tantas possibilidades de sentir.
ser poeta... porque nem só de pão vive o homem, mas de Pão & Poesia!

está lançado o desafio, seu mineiro: amar quem não nos atura. só assim mostramos quem altura céus ousados, de olho em tudo.

e mil vezes obrigado por ter ajudado lá coa mar de primavera! valeu mesmo!

té mais!

sábado, setembro 08, 2007 5:50:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ei, amigopoetadasmontanhasgerais, vc não pára não? rs... Poxa, Dio, coisa legal este projeto Pão & Poesia. Menino, xô lhe dizer: lhe admiro um tanto, viu?
"Sou disTraído, mas também alerta." Isto aqui é senha pr'um viver do bom! Se eu for escrever tudo que catei no seu poema... Afe! ;)
Abraço grandepordemais!
P.S.: Dio, o Árvore dos Poemas é um dos melhores blogs que conheço. Esta idéia de juntar olhares diversos é deliciosa. Menino, eu GOSTO pordemais da Sophia Andresen e ficou dez o post com ela.
P.S.2:Enfim, parabéns! Cê é um plantador dos bons; terreno que vc mexe dá fruto do melhor!

domingo, setembro 09, 2007 7:09:00 PM  
Blogger diovvani mendonça said...

Valeu, amiga Lela! O Árvore, é de todos: plantadores e leitores sensíveis e atentos como você. Pessoas, que sinceramente torcem pelos outros - são raríssimas. Quanto a Sophia, (Du-CarValho, né? - pra ser guardada em tonel de carvalho) os parabéns, devem ser dados diretamente a sábia Janaina Calaça - "poetassssççça", que admito pra caramba e que ainda não foi descoberta (como a Sophia) no mundo virtual/real. Mas me aguarde... "O VENTO, começa a soprar em meus ouvidos, algumas melodias novas - daí, você ouvirá.

SURPRESA!!! Estarei lançando um jornal e ele se chamará O VENTO - Cultura, ecologia espiritualidade.

~^^ ~~ ^ ~Abraço^ ~~^^ ~^^ das Montanhas...

segunda-feira, setembro 10, 2007 8:24:00 AM  
Blogger Rayanne said...

Sofrendo de saudades agudas.

Tem remédio?

**Estrelas cadentes**

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:09:00 AM  
Blogger Pedro Pan said...

, voa por entre palavras e versos. e sorri com poesia de asas, e braços dados...
, abraços meus.

segunda-feira, setembro 10, 2007 1:38:00 PM  
Blogger Dora said...

Primeiro: ei, Dio, eu bem que queria participar do Pão&Poesia!
Segundo: sou contra a CPMF e outros impostos com siglas mais feias...
Terceiro: poeta "atento", que lê a boca do mundo; que morde, com dentes novos; que vive em estado de graça e protegido dos santos...diga-me há quem possa com esse "espécime"??? rs
Eita! Um abraço daqui!
Dora

segunda-feira, setembro 10, 2007 5:15:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, você é todo montanha, céu e sol e ar...
Envio daqui, mares e marés.
Enviarei também, poesia para cobrir o pão de todo dia!
Bjo
:)

segunda-feira, setembro 10, 2007 10:15:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

é meu velho, dou conta agora não. fiquei uns dias distante daqui e tem muita coisa rolando. depois eu volto, com mais tempo e com a atenção despreocupada pra me interar. por ora, passo uma manteguinha no pão e me lambuzo. cum deus.

terça-feira, setembro 11, 2007 3:23:00 PM  
Blogger Pedro Pan said...

, ah! quando comentei esqueci de dizer que ouvi "mar de primavera" de octávio, e gostei bastante.
, abraços meus.

terça-feira, setembro 11, 2007 6:28:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

lendo o labio de tudo que e´ mudo! e´ lindo!
beijo

quarta-feira, setembro 12, 2007 7:22:00 PM  
Blogger mg6es said...

ah, tá dura a vida de quem não poesia.

muito bom, Dios!

[]´s

domingo, setembro 16, 2007 2:18:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

A cada dia tenho mais certeza que a alma do universo é alimentada pelo cheiro e pela voz silenciosa e gritante dos poetas e da poesia.
Fiquei emocionado quando descobrir essa floresta mágica. Estou feliz por reencontrar na floresta poética o poeta real dos sonhos possíveis Diovane Mendonça.
Parabéns!!! Que suas canções poéticas e suas poesias encantadas estejam elas na voz do cantor Cláudio Carvalho ou nas árvores como frutos maduros e saborosos, continue alimentando a alma do universo e os nossos corações.

Um abraço,
Alexandre Gomes

domingo, fevereiro 10, 2008 6:13:00 PM  
Blogger Unknown said...

Ei poeta de Esmeraldas !!!! Estou adorando a sua idéia de comer pão com poesia, rsrsr, passear seguindo a Margarida, desfrutar dos sons desta mandala sonora e poder saber de onde vem tanta idéia legal !!!
Parabéns !! Será que em algum momento poderei tb mostrar um poemeto de minha autoria ?
Poderia enviar-me um retorno, poeta ??? Boa tarde e boas inspirações ...

quarta-feira, fevereiro 13, 2008 1:04:00 PM  
Blogger diovvani mendonça said...

Claro, Dayse, pode deixar aqui seu e-mail ou endereço de blog.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008 2:32:00 PM  
Blogger Unknown said...

Ei poeta !!! mando o meu e-mail
daisyrabelo@hotmail.com

vc tem tb um e-mail para contato sem ser este do blog? ou mesmo do msn ?? Gostaria de trocar umas idéias... Quero mais detalhes daquela "árvore " como fazê-la .
N consegui acessar as suas matérias. Especialmente aquela do Jornal Hoje em Dia .... Gostaria tanto de poder lê-la. Em algum momento, gostaria de fazer doaçòes de livros para a "Margarida"vc aceita ? obrigada, pela sua atenção e boa tarde. Com delicadeza de sentimentos ....despeço-me.....

quinta-feira, fevereiro 14, 2008 1:37:00 PM  

Postar um comentário

<< Home